terça-feira, 12 de outubro de 2010

HAUTE COUTURE

Estudante de design de moda tem que ter no mínimo uma costureira que se preze, de confiança e que saiba fazer bem o seu projeto elaborado. E foi nessa minha busca incessante pela: COSTUREIRA PERFEITA, que venho aqui contar mais uma das minhas experiências fashion( que breeeega) pra vocês. Vocês ja perceberam o tanto de  ateliês de costura que se auto denominam "Alta Costura"?!? Helloooo!! Por mais que seja A COSTUREIRA, você não pertence a alta costura, Honey!!  Mas afinal o que é a tal da "alta- costura"?
A alta-costura é um modo de fazer moda sob medida para alguém, atendendo rígidos critérios técnicos com uma ótima qualidade do artesanato, tecidos e materiais nobres, mão-de-obra refinada e horas de trabalho em uma mesma peça, um só vestido, por exemplo, pode exigir até 150 horas de trabalho!!

A palavra alta-costura é um termo protegido juridicamente, e seus critérios são estabelecidos pela Câmara Sindical da Alta Costura, existente desde o século XIX. A história da alta costura surgiu em 1858, quando Charles Frederick Worth, um estilista inglês abriu um ateliê em Paris e convidou nomes ilustres da sociedade local e integrantes da nobreza para conhecer suas criações apresentadas por modelos, ou seja criou os primeiros desfiles de moda e também a alta costura. Passados alguns anos, Worth criou junto com seu filho a Câmara Sindical da Alta Costura e estabeleceram os requisitos e critérios para quem tivesse interesse em integrá-la.

Atualmente as maisons para serem criadas e fazer parte do seleto mundo da alta costura precisam ter :

- uma cota de no mínimo 10 funcionários;
- ter duas coleções por ano, com no mínimo 35 looks;
- ter um perfume da marca;
- de cada peça feita, só pode ter duas iguais no mundo, e estarem em continentes diferentes;
- ser associado da Chambre Syndicale de la Haute Couture;
- localização em Paris, especificamente nas avenidas Montaigne, Georges V ou Champs Elysées;
- o processo produtivo deve ser  absolutamente manual, sem auxílio de máquinas de costura.
- a casa deve ter pelo menos cinco andares e concentrar ali um espaço para desfiles.

Curiosidade: Para se ter ideia da grandiosidade dessa instituição é interessante saber que ela foi alvo de uma das disputas da II Guerra Mundial. O rentável negócio que colocou Paris no topo da referência de moda, deveria, nos planos de Hitler e Mussolini mudar-se para uma sede alemã. O objetivo era o de arrematar a fama e os lucros da moda francesa. Mas, ao contrário do esperado, os estilistas franceses bateram de frente e não cederam as vontades de Hitler. 
Segundo a última lista disponibilizada, as seguintes casas fazem parte da Câmara (entre membros aderentes como Dior; membros de outros países que executam a alta costura como Valentino; e membros convidados como o brasileiro Gustavo Lins): Alexandre Matthieu, Alexis Mabille, Atelier Gustavo Lins, Christophe Josse, Christian Dior, Chanel, Dominique Sirop, Elie Saab, Franck Sorbier, Giorgio Armani Privé, Givenchy, Joseph Font, Jean Paul Gaultier, LeFranc.Ferrant, Maison Martin Margiela, Maison Rabih Kayrouz, On Aura Tout Vu, Stephane Rolland e Valentino.
Vale notar que esta lista tem 19 nomes, sendo que em 1946 eram 106 maisons.  
Um vestido preto de alta-costura pode custar de 35 até 350 mil reais, assim o número de clientes da alta costura no mundo é bastante reduzido, são poucas as privilegiadas que podem encomendar obras primas desse porte.Registros mostram que apenas 800 mulheres possuem criações de alta costura no mundo, dentre elas diversas brasileiras: Elisa Moreira Salles, Fernanda Colagrossi, Carmen Mayrink Veiga, SIlvia Amélia Marcondes Ferraz de Waldner e Bethy Lagardére.

Abaixo segue fotos de deslfiles mais recentes da alta costura, babem meninasss:

Beijos!! Rê.


Givenchy: Outono- Inverno 2010/2011

Givenchy: Outono- Inverno 2010/2011


Armani Prive: Outono/inverno 2010/2011

Armani Prive: Outono/inverno 2010/2011


Elie Saab: Outono/Invernos 2010/2011

Dior : Outono/Inverno 2010-2011

Dior : Outono/Inverno 2010-2011

Chanel Haute Couture, Outono/Inverno 2010-2011

Chanel Haute Couture, Outono/Inverno 2010-2011

<>
Desfile Chanel Haute Couture, Outono/Inverno 2010-2011


Nenhum comentário: