quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Marketing is ALL!

Olá meninos e meninas!!

Há mais ou menos dois meses estou tentando acabar de ler UM livro inteiro mas está dificil viu?! Os dias estão passando cada vez mais depressa, ainda mais com esse horário de verão, quando agente vê o dia passou e não fizemos metade das coisas que deveriamos ter feito... Masssss como o livro é muuuuito bom e eu sou persistente vou chegar até o final, quem sabe um dia. O nome do livro chama-se " O Gênio dos Clientes" de Peter Fisk. E por causa dele comecei a reparar muito mais na forma como sou tratada como cliente em todos os lugares... Bom, enfim aonde quero chegar com isso é que estou adorando tanta inovação que surge das marcas (algumas né, porque tem umas que parecem que nao estão precisando de clientes) para agradar seu público alvo! Os pequenos detalhes, desde aquela fragrância própria como a da Le Lis Blanc, que é inconfundível, e que dá uma sensação de aconchego, quanto a FARM com seu chaveirinho personalizado, e tantos outros mimos que estão se fazendo por aí. A grande sacada é tornar cada cliente ÚNICO e a última que me chamou mais a atenção foi a inovação da Burberry e da Melissa.
A mais recente iniciativa da Burberry mostra como é possível promover produtos de moda ao aprofundar atuação de grifes em outras áreas. Através do Burberry Acoustic, projeto que reúne "jovens bandas britânicas em que a Burberry acredita", a marca envolveu clientes e atraiu possíveis consumidores.
Na página do projeto, é possível assistir aos vídeos das bandas emergentes tocando canções acústicas, sendo que todos os integrantes vestem roupas da marca. Além dos clipes, a grife disponibiliza uma agenda de shows dos grupos e links para as peças usadas.
Ao oferecer cultura, os objetivos da grife são envolver consumidores na rede, gerar debates sobre a marca e fazer com que clientes em potencial considerem a compra. Uma pesquisa recente da WaveMetrix revelou que cerca de 90% dos comentários na web foram positivos e que mais de 50% dos internautas cita diretamente a marca, gerando assim cada vez mais propaganda entre os usuários da rede.
O resultado foi tão positivo que algumas das músicas gravadas no projeto foram incluídas em um cd organizado pela Burberry. Além dos novatos, o álbum conta ainda com artistas representativos, como Elton John e David Bowie, entre suas 18 faixas.

Capa do CD. Gente achei genial a idéia! E linda a capa vocês não acharam!?



Com proposta semelhante, a Melissa criou um calçado em parceria com a cantora brasilera Cibelle, que mora em Londres. A sandália é uma edição limitada de 400 pares, que será vendida juntamente com um single e o clipe da música Sapato Azul, criado especialmente para essa linha.
A cantora ainda foi convidada pela Melissa para recriar a fachada da principal loja da marca, a Galeria Melissa, em São Paulo. Na transformação, cores e traços inspirados em seu estilo profissional e pessoal foram referências do projeto.

Olhem a foto abaixo...

Beijos, RÊ.

Não sou muito fã de Melissas, mas confesso que adorei a idéia deles!

2 comentários:

Paulo Peres disse...

Olá, tudo bem Renata?

Vi que postou sua opinião sobre o livro do Peter Fisk, Genio dos Clientes.
Estou pensando em comprá-lo e queria perguntar: O que você achou do livro no geral?
Ele fala sobre crm, lifetime value...?

:)
@pauloperes

Renata Sahão disse...

Ola paulo! desculpe a demora para responder... mas o livro é ótimo... muito bom... dá uma bela noçao de marketing e varias curiosidades!! nao achei muito tecnico assim, da para qualquer um ler ok?? bjs